Categories: Software

Microsoft fornece instruções para desativar ou desinstalar o OneDrive

Avalie post

Em uma aparente mudança de estratégia, a Microsoft passou a oferecer instruções detalhadas sobre como desativar ou até mesmo desinstalar completamente o aplicativo OneDrive do Windows. Essa iniciativa contrasta com os esforços anteriores da empresa para incentivar a adoção de seu serviço de armazenamento em nuvem, que chegavam a incomodar os usuários com pop-ups persistentes.

Especialistas apontam que novas diretrizes regulatórias, especialmente na União Europeia, podem estar por trás dessa reviravolta. A Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Europa impõe novas obrigações às empresas consideradas “gatekeepers digitais”, podendo limitar a forma como elas promovem seus serviços dentro do próprio sistema operacional.

De acordo com o site Neowin, que identificou a novidade, a Microsoft publicou um guia de solução de problemas do OneDrive que aborda especificamente a desativação do serviço. O passo a passo detalha como desligar, desabilitar ou desinstalar completamente o OneDrive.

A gigante do software recomenda, para quem não deseja utilizar o OneDrive, uma alternativa mais simples: o desvinculamento do cliente. Mesmo após desvincular o OneDrive no Windows (ou macOS), os usuários ainda poderão acessar seus arquivos através do site OneDrive.com.

O guia também explica como “ocultar” ou desinstalar o aplicativo, disponível em “algumas versões” do Windows, além de dispositivos Android e iOS. No entanto, o documento apresenta certa inconsistência ao inicialmente sugerir que o OneDrive é “integrado” diretamente ao Windows 10/11 e não pode ser desinstalado, apenas ocultado. Posteriormente, esclarece que a desinstalação completa é segura e não afeta os dados armazenados na nuvem.

Leia também: Microsoft anuncia “game hubs” para PC

Para desinstalar o OneDrive, basta acessar a página de Configurações do Windows, buscar por “Aplicativos instalados”, localizar o OneDrive e selecionar “Desinstalar”. Essa opção está disponível no Windows 10 e 11, os únicos sistemas operacionais atualmente suportados pela Microsoft. Usuários do Windows 8.1, aparentemente, não poderão remover o OneDrive de seus dispositivos.

A nova postura da Microsoft em relação à integração forçada de serviços pode ser uma resposta à DMA. Vale lembrar que usuários europeus do Windows 11 agora possuem a liberdade de desinstalar diversos aplicativos considerados anteriormente como parte do sistema, incluindo o navegador Edge e a pesquisa Bing, algo impensável até então devido ao nível de integração desses softwares com o Windows.

Kayobrussy Guedes

Recent Posts

Quanto tempo dura um fone de ouvido bluetooth? 4 dicas!

A popularidade dos fones de ouvido Bluetooth disparou nos últimos anos, impulsionada pela conveniência e…

6 meses ago

Qual o melhor fone de ouvido Bluetooth de 2024

Em 2024, o mercado de fones de ouvido Bluetooth está mais competitivo do que nunca,…

6 meses ago

Modder roda Quake 2 RTX com ray tracing na CPU em Linux, mas a performance é de dar pena

Ray tracing em jogos é sinônimo de placa de vídeo (GPU) poderosa. Afinal, processar aqueles…

7 meses ago

Adolescente recria “raio da morte” de Arquimedes e ganha medalhas em feira de ciências

Todo mundo aprendeu sobre Arquimedes, o brilhante matemático e inventor grego antigo, na escola. Ele…

7 meses ago

Efficient Computer revoluciona eficiência energética com novo design de processador

A eficiência energética é a ordem do dia, e todo designer de chips se esforça…

7 meses ago

Hora de trocar de computador? 3 coisas a analisar

Hora de trocar de computador? Ao contrário de alimentos que possuem prazo de validade, computadores…

8 meses ago

This website uses cookies.