Categories: Mundo

Intel confirma produção de CPUs Arrow Lake e Lunar Lake pela TSMC

Avalie post

Durante o evento IFS Direct 2024, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, confirmou que a TSMC fabricará os processadores, GPUs e NPUs das linhas Arrow Lake e Lunar Lake ainda este ano. As CPUs Arrow Lake serão construídas no processo N3 de 3nm da TSMC, enquanto a Lunar Lake utilizará o processo N3B, ambos da gigante taiwanesa. A Intel já havia confirmado anteriormente que ambas as linhas serão lançadas no final de 2024.

Gelsinger também anunciou a ambição da Intel de se tornar a segunda maior fundição de wafers do mundo até 2030. Atualmente, a Intel corre atrás da TSMC, pois seu processo 18A é considerado equivalente ao N3P da concorrente.

Conforme o roteiro de produtos da Intel, a Arrow Lake utilizará o processo 20A da própria Intel, enquanto a Lunar Lake usará o 18A. Ambas as linhas contarão com os designs de transistor PowerVia e RibbonFET.

A Intel também revelou nesta semana que utilizará a arquitetura gráfica Xe-LPG para seus processadores desktop Arrow Lake-S, enquanto os processadores para notebooks Arrow Lake-H virão com a nova Xe-LPG+. Ainda não há detalhes oficiais sobre as melhorias que a Xe-LPG+ trará em relação à Xe-LPG, mas atualizações recentes do compilador Intel C for Metal indicam que a nova arquitetura suportará a tecnologia Dot Product Accumulate Systolic (DPAS), que auxilia na multiplicação e acúmulo de matrizes.

Sabemos que a Arrow Lake-S sucederá as linhas Raptor Lake de 13ª e 14ª geração para desktops e usará o novo soquete LGA 1851. Por outro lado, a Arrow Lake-H será a sucessora das plataformas Meteor Lake-H e Raptor Lake-H para notebooks. Ambas as variantes, desktop e mobile, devem vir equipadas com os novos núcleos Lion Cove P-Cores e Crestmont/Skymont E-Cores.

No mês passado, Gelsinger revelou que as linhas Lunar Lake e Arrow Lake triplicarão o desempenho de Inteligência Artificial dos processadores Intel, supostamente em relação a Meteor Lake e Raptor Lake. Ele também afirmou que a empresa almeja uma nova melhoria de 2x no desempenho de IA com a linha Panther Lake, prevista para chegar ao mercado no ano que vem.

Leia também: GPUs “Blackwell” da Nvidia pode enfrentar escassez devido à alta demanda

Kayobrussy Guedes

Recent Posts

Quanto tempo dura um fone de ouvido bluetooth? 4 dicas!

A popularidade dos fones de ouvido Bluetooth disparou nos últimos anos, impulsionada pela conveniência e…

6 meses ago

Qual o melhor fone de ouvido Bluetooth de 2024

Em 2024, o mercado de fones de ouvido Bluetooth está mais competitivo do que nunca,…

6 meses ago

Modder roda Quake 2 RTX com ray tracing na CPU em Linux, mas a performance é de dar pena

Ray tracing em jogos é sinônimo de placa de vídeo (GPU) poderosa. Afinal, processar aqueles…

7 meses ago

Microsoft fornece instruções para desativar ou desinstalar o OneDrive

Em uma aparente mudança de estratégia, a Microsoft passou a oferecer instruções detalhadas sobre como…

7 meses ago

Adolescente recria “raio da morte” de Arquimedes e ganha medalhas em feira de ciências

Todo mundo aprendeu sobre Arquimedes, o brilhante matemático e inventor grego antigo, na escola. Ele…

7 meses ago

Efficient Computer revoluciona eficiência energética com novo design de processador

A eficiência energética é a ordem do dia, e todo designer de chips se esforça…

7 meses ago

This website uses cookies.